quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os 5 Plug-ins do Elastic Audio

Por Amanda Marques


Há algum tempo recebi a dica de um amigo que me convenceu a escrever um pouquinho sobre o Pro Tools.
Então hoje eu vou falar um pouco para quem já sabe como o Elastic Audio trabalha, mas que ainda tem alguma dúvida sobre os plug-ins do Elastic Audio. É importante saber utilizar os plug-ins do Elastic Audio para que se tenha um melhor desempenho no seu trabalho.

Cada plug-in usa algoritmos diferentes para o processamento do Elastic Audio. Eles são adequados aos tipos diferentes de áudio, por isso é importante entender como cada plug-in deve ser utilizado a fim de preservar ao máximo a riqueza do timbre original.

O Elastic Audio possui 5 plug-ins, sendo eles: Polyphonic, Rhythmic, Monophonic, Varispeed e X-Form.

Polyphonic: É projetado para processar arquivos de áudio polifônico, ou seja, com várias notas sendo tocadas ao mesmo tempo. Por exemplo: acordes de guitarra, piano, naipe de metais etc. Este plug-in conta com um botão chamado "follow" que faz com que o áudio alterado tenha um envelope mais próximo possível do original. Já o knob "window", serve para ajustar o tamanho da janela de tempo (ou bloco) para ser processado pelo TCE (Time Compression/Expansion).


Rhythmic: É usado com materiais que tem um ritmo marcado, como bateria e percussão. Este plug-in inclui um ajuste do decay que pode ser usado para regular o tempo do decaimento de acordo com a quantidade de compressão ou expansão do áudio.


Monophonic: é projetado para processamento de áudio monofônico, ou seja, com apenas uma nota sendo tocada por vez. Vale ressaltar que esse plug-in não suporta alteração do Elastic Pitch. Exemplos em que pode ser utilizado: voz, baixo, flauta etc. Não há nenhuma possibilidade de configuração para este plug-in.


Varispeed: É um plug-in que interfere no tempo e no pitch (tom). Ele simula efeitos colaterais de uma variação na velocidade de um tocador de fita ou vinil. Geralmente é usado para criar efeitos em uma música inteira ou numa voz. Não há nenhuma possibilidade de configuração para este plug-in.


X-Form: É o plug-in que oferece a mais alta qualidade. Ideal para ser usado em instrumentos de timbre complexo (violão e piano por exemplo) ou em instrumentos de destaque (voz). Por conta do seu compromisso com a qualidade, não é possível utilizá-lo em tempo real . Este plug-in inclui parâmetros de Qualidade. O parâmetro “Maximum” tem um processamento lento e tem alta qualidade. O parâmetro “Low” a qualidade não é tão boa mas o processamento é mais rápido.


Uma dica no X-form: É possível utilizar os outros plug-ins em tempo real do Elastic Audio para experimentar, mudar o pitch (tom) e fazer seus ajustes. Após o trabalho concluído, ainda existe a possibilidade de alterar para o plug-in X-Form para obter a maior fidelidade possível com relação ao timbre original.

É sempre importante testar todos os plug-ins e ouvir o que menos compromete o timbre. Apesar de existirem estes plug-ins “pré-definidos” nem sempre são estes que funcionam melhor. Por exemplo, numa guitarra “funk”, num violão bem percussivo ou numa frase de trompete com notas bem destacadas, o plug-in Rhythmic pode funcionar melhor do que o Polyphonic ou Monophonic. Experimente!

-----------------------------------------
Amanda Marques, trabalha na Proclass, é formada em Técnicas de gravação e Produção Fonográfica e possui a certificação da Avid pela conclusão do nível 100 do Pro Tools.


ou ligue (21) 2224-9278

3 comentários:

  1. O Cristiano vai querer arrancar meus poucos cabelos por esse comentário, mas vai lá...

    Para um entendimento de meu comentário , o hábito do monge daqui é "warpar" a batera subgrupada em muitas vezes. Então uso a função Rhytmic com ela, a bateria, subgrupada. No final do processo vou tomar um café , ou dois, ou três enquanto o X-form processa. Porém pra alguns elementos percussivos como o "over all" da bateria notei que ele deteriorou significativamente o áudio, como se viesse um vento antes das notas ( onde na função rhytmic não ocorreia)
    Pensei estar meio louco quando percebi isso, então fui ao banheiro, e após alguns cotonetes voltei, e era real essa impressão. Isso , acredito que seja pela falta da função "decay rate" nele, e agora "Caetaneando" ...ou não...
    Então fiz um hibrido... depois de warpar eu desagrupo a bateria e no over all mantenho a função rhytmic processada. Obtive ótimo resultado com isso. Então termino aqui reinterando Amanda - Experimente , mas muito mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente esclarecimento amanda.
    Aquele abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. vlw demais, eu precisava editar um violão mas o plugin polyphonic distorcia tudo, usei o x form e ficou excelente.

    ResponderExcluir